Asia

EUA chegam a acordo de US$110 mi/ano para exportar arroz à Coreia do Sul

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos chegaram a um acordo que assegura o maior volume já registrado para o acesso de suas exportações de arroz ao mercado da Coreia do Sul, disseram nesta terça-feira o representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário de Agricultura do país, Sonny Perdue.

Pelo acordo, a Coreia do Sul permitirá o acesso de 132.304 toneladas de arroz dos EUA por ano, com um valor de cerca de 110 milhões de dólares, informou o gabinete de Lighthizer em comunicado.

A Coreia do Sul também concordou com medidas importantes para garantir a transparência e a previsibilidade às licitações e leilões de arroz norte-americano, disse a nota. O acordo entrará em vigor em 1º de janeiro.

“Esse acordo dá aos nossos agricultores o maior volume de acesso garantido ao mercado de arroz da Coreia, (volume) jamais desfrutado pelos EUA”, disse Lighthizer em nota.

Perdue afirmou que as exportações são fundamentais para a saúde da indústria norte-americana de arroz, com metade da safra do país sendo exportada anualmente.

(Por Andrea Shalal)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAI1YG-VIEWIMAGE

To Top