Benefícios

Ministério da Cidadania faz a entrega de micro-ônibus para municípios de Goiás

Goiânia/GO – Quinze municípios de todas as regiões do estado de Goiás receberam nesta quinta-feira (21), do Ministério da Cidadania, uma nova linha de micro-ônibus para reforçar o serviço da assistência social em suas comunidades. O investimento do governo federal foi de R$ 3,9 milhões. O ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, realizou a entrega em um evento em Goiânia. “Os veículos cumprem um papel importante para ajudar os municípios a transportarem as pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam desse serviço, além dos profissionais”, destacou. A nova frota vai qualificar o trabalho das equipes, assim como o serviço oferecido aos usuários da Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A cidade de Goiás, na região noroeste do estado, recebeu um dos micro-ônibus. A prefeita Selma Bastos conta que o município vai deixar de pagar um aluguel no valor de R$ 6 mil reais para o transporte de usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. De acordo com ela, a economia vai possibilitar o investimento em outras melhorias. “Com o dinheiro que pagávamos o aluguel, vamos investir em outras políticas públicas para melhorar a vida dessas pessoas”, comemorou.

O senador Marcelo Castro, o deputado federal Lucas Vergílio e a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa, também participaram da cerimônia.

Em frente, Brasil

Em Goiânia, o veículo entregue tem origem no projeto Em Frente, Brasil, desenvolvido pelo governo federal para combater e prevenir a violência em cidades com altos índices de criminalidade. Para o ministro em exercício, Lelo Coimbra, as unidades socioassistenciais se beneficiam. “Além de fortalecer a política de assistência social, os veículos auxiliam os brasileiros que mais precisam de apoio do Estado. Especificamente em Goiânia, o veículo vai contribuir para o combate à criminalidade”, destacou.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, falou da importância da parceria do governo federal com os municípios. “O micro-ônibus vai facilitar o desenvolvimento do trabalho na área social, e é essa integração que leva as prefeituras a melhorarem a vida das pessoas que mais precisam”, afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social, Mizair Lemes Júnior, enfatizou que a atuação conjunta é fundamental. “Buscar soluções de forma articulada para tratar do problema da violência faz toda a diferença, e a entrega do veículo mostra que o governo federal volta suas atenções também ao centro-oeste”, disse.

Cidades contempladas

Os municípios contemplados são: Abadia de Goiás, Água Fria de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso, Goiânia, Goiás, Guarani de Goiás, Inhumas, Mambaí, Morro Agudo de Goiás, Santa Helena De Goiás, Sítio D’ Abadia, Teresina de Goiás, Três Ranchos e Vila Propício.

Ministério da Cidadania faz a entrega de micro-ônibus para municípios de Goiás (21/11/2019)

MOBSuas

Em todo o Brasil, 655 veículos já foram entregues, sendo 296 carros e 359 micro-ônibus. Os micro-ônibus são da marca Volkswagen, adaptados e com capacidade para 23 passageiros, um motorista e um cadeirante.
O processo de aquisição dos automóveis foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa

To Top