Asia

Forças de segurança reabrem entrada de importante porto iraquiano

BASRA, Iraque (Reuters) – Forças de segurança reabriram a entrada do porto de Umm Qasr, o principal do Iraque no Golfo Pérsico, nesta sexta-feira, depois de dispersarem à força manifestantes que bloqueavam o acesso ao local desde segunda-feira, disseram autoridades portuárias à Reuters.

Empregados conseguiram entrar no porto, mas as operações normais ainda não foram retomadas, disseram as fontes.

Ao menos 329 pessoas foram mortas desde o início dos protestos em massa em Bagdá e no sul iraquiano em outubro, os maiores desde a queda de Saddam Hussein em 2003.

Os manifestantes estão exigindo a derrubada de uma classe política vista como corrupta e comprometida com interesses estrangeiros. Insatisfeitos com as promessas de reformas do governo, que consideram insuficientes, muitos passaram a adotar táticas de desobediência civil.

Eles já haviam interditado Umm Qasr entre 29 de outubro e 9 de novembro, com exceção de uma breve retomada das operações durante três dias.

O porto recebe importações de grãos, óleos vegetais e açúcar, remessas que alimentam um país muito dependente de comida importada.

O bloqueio inicial custou mais de 6 bilhões de dólares ao Iraque só na primeira semana, disse um porta-voz do governo à época.

(Por Aref Mohammed)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAL15U-VIEWIMAGE

To Top