Economy

Soja cai abaixo dos US$9 com clima positivo na América do Sul e incerteza EUA-China

Por Julie Ingwersen

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros da soja em Chicago recuaram para nível inferior aos 9 dólares por bushel nesta sexta-feira, algo que ocorre pela primeira vez em quase dois meses, pressionados pela previsão de clima mais favorável à safra na América do Sul e pelas incertezas quanto à possibilidade de um acordo comercial interino entre Estados Unidos e China, disseram analistas.

Na contramão, os futuros de milho e trigo avançaram.

O contrato janeiro da soja fechou em queda de 4 centavos de dólar, a 8,97 dólares por bushel, após cair até 8,955 dólares/bushel, menor preço spot em gráfico contínuo desde 30 de setembro.

O milho para dezembro avançou 0,25 centavo, para 3,6875 dólares o bushel, enquanto o vencimento dezembro do trigo teve alta de 6,25 centavos, a 5,1525 dólares por bushel, embora tenha se mantido dentro do intervalo de negociações verificado na quinta-feira.

Esta foi a terceira sessão consecutiva de quedas para os futuros da soja, à medida que previsões apontam chuvas benéficas em áreas de cultivo no Brasil e na Argentina –maior e terceiro maior produtores da oleaginosa no mundo, respectivamente.

O mercado da soja também tem sido pressionado pela incerteza quanto às perspectivas para um acordo comercial entre EUA e China, embora nesta sexta-feira os presidentes dos dois países tenham emitido sinais positivos sobre o tema.

(Reportagem adicional de Gus Trompiz em Paris e Naveen Thukral em Cingapura)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAL1MU-VIEWIMAGE

To Top