Central America

Telefónica faz parceria com AT&T em tentativa de combater Slim no México

Por Julia Love

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – A gigante espanhola de telecomunicações Telefónica fechou um acordo para usar parte da infraestrutura da rival americana AT&T no México, em um movimento que segundo analistas posicionaria melhor as empresas para competir com a América Móvil, do bilionário Carlos Slim.

De acordo com anunciado na quinta-feira, a Telefónica usará o equipamento sem fio última milha da AT&T – a ligação final das redes de telecomunicações que prestam serviços aos consumidores através de torres, antenas e cabos de fibra ótica.

Após um período de transição de três anos, a Telefónica terá uma economia de 230 milhões de euros por ano, além de uma redução na dívida líquida de 500 milhões de euros. Os termos financeiros do acordo com a AT&T não foram divulgados.

Analistas definiram o acordo como salvador para a Telefónica no México, onde a empresa luta há muito tempo para ganhar força. Apesar de uma reforma de 2013-14 que visa diminuir seu domínio, a América Móvil ainda detém quase dois terços das linhas móveis do país, segundo dados do regulador de telecomunicações IFT.

A AT&T também não conseguiu reduzir significativamente a participação de mercado da América Móvil desde que gastou bilhões para entrar no país em 2015 comprando duas operadoras locais.

O acordo dará à Telefónica e à AT&T um impulso em um mercado brutalmente competitivo, disse Roger Entner, analista da Recon Analytics.

“São as duas empresas iniciantes enfrentando uma gigante”, disse Entner. “Você precisa encontrar todos os amigos que puder quando alguém tiver uma posição tão dominante.”

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAL1IA-VIEWIMAGE

To Top