Esporte

Zé Ricardo revê Fortaleza após um mês de trabalho no Inter

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) – Elogiado nos bastidores do Internacional, o técnico Zé Ricardo não permanecerá para o próximo ano, mas pode terminar 2019 recuperado de uma passagem rápida pelo Fortaleza, que irá rever às 19h deste domingo (24), três dias após completar um mês no clube colorado.
Zé Ricardo começou o ano no comando do Botafogo. Em abril, foi demitido após a eliminação na Copa do Brasil para o Juventude (RS). Esteve até agosto sem clube, quando assumiu o Fortaleza para substituir Rogério Ceni, que se transferiu para o Cruzeiro. No clube nordestino foram apenas sete partidas, com uma vitória, dois empates e quatro derrotas. Tão logo Ceni saiu da equipe mineira, ele foi desligado.
O time colorado se apresentou como alternativa em outubro, num movimento direto. O objetivo era conquistar a vaga na próxima Libertadores, um trabalho curto, que poderia recuperar a temporada de infortúnios até então. E é exatamente o que está acontecendo.
O elenco apresentava claros sinais de perda de confiança após o vice-campeonato da Copa do Brasil. A torcida, irritada, cobrava duramente, pedia trocas, tornava o ambiente pouco propício ao crescimento. Mas, com trabalho forte em campo e fora dele, Zé Ricardo parece ter recuperado a moral do time, que vem de dois bons jogos contra Fluminense e Corinthians. Em um mês, o treinador soma duas vitórias, dois empates e duas derrotas, aproveitamento de 44,4%.
Rapidamente, o treinador de 48 anos conquistou o elenco, recebendo elogios. Porém, isso não confere a possibilidade de sequência em 2020, já que o Inter está acertado com o argentino Eduardo Coudet. De toda forma, o desempenho no comando do time deixa portas abertas para futuros trabalhos.
Para o reencontro com o Fortaleza, no Beira-Rio, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, Zé Ricardo terá a volta de Paolo Guerrero, que esteve a serviço do Peru. A entrada do atacante deverá ser a única mudança em relação aos titulares do recente empate com o Corinthians fora de casa.
Emprestado pelo Inter, Paulão não poderá defender o Fortaleza na ocasião. Jakson, lesionado, também é desfalque. Já Osvaldo voltará ao time titular após ter cumprido suspensão automática na rodada anterior.
Com 50 pontos, inicia a rodada na sétima colocação, na zona de classificação à pré-Libertadores. Já o Fortaleza, em 12º, soma 42, a sete do Fluminense, que abre o Z-4.

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel; Edenílson, Rodrigo Lindoso, William Pottker, D’Alessandro e Patrick; Guerrero. T.: Zé Ricardo

FORTALEZA
Felipe Alves; Tinga, Quintero, Adalberto, Bruno Melo; Felipe, Juninho; Romarinho, André Luis, Wellington Paulista, Osvaldo. T.: Rogério Ceni

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre
Horário: 19h deste domingo
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)

To Top