Asia

Em tentativa de reparar laços, Japão e Coreia do Sul concordam em negociar no próximo mês

Por Ju-min Park e Kiyoshi Takenaka

NAGOIA, Japão (Reuters) – O Japão e a Coreia do Sul concordaram neste sábado em abrir negociações formais no próximo mês para uma reaproximação, após décadas de rancor devido ao histórico de guerras entre os dois países, o que recentemente foi agravado por uma latente disputa comercial.

A decisão de colocar as negociações de volta à mesa ocorre um dia depois de Seul ter tomado uma medida de última hora para garantir um acordo a fim de compartilhar dados de inteligência com o Japão.

Neste sábado, a Coreia se vangloriou de sua própria jogada como um “avanço importante” depois de meses de deterioração nas relações.

Ainda assim, nenhum dos dois países deu sinal de mudança fundamental em suas posições, significando que as disputas entre ambos devem continuar acirradas como têm sido ao longo dos últimos cinquenta anos, desde que os laços foram normalizados entre os dois aliados dos Estados Unidos.

A disputa está enraizada por desentendimentos de décadas em torno da compensação aos trabalhadores sul-coreanos que foram obrigados a trabalhar para empresas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

Seul chegou a congelar ativos de companhias japonesas, e neste ano Tóquio reduziu a exportação de materiais usados na fabricação de semicondutores.

“Compramos tempo para conversas intensas, mas não há muito tempo sobrando para nós”, disse a jornalistas a ministra sul-coreana das Relações Exteriores, Kang Kyung-wha.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAM0IC-VIEWIMAGE

To Top