Benefícios

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber parcela do 13º do salário nesta segunda-feira

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber parcela do 13º do salário nesta segunda-feira. Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS começam a receber a segunda parcela do 13º salário nesta segunda-feira (25). Os pagamentos serão feitos nas mesmas datas em que os beneficiários recebem o benefício mensal de novembro.

O calendário segue o número final do cartão de benefício, começando pelo número 1 e por quem recebe o salário mínimo, de R$ 998 neste ano. Os pagamentos seguirão até dia 6 de dezembro.

Já os trabalhadores ativos receberão o 13º na semana que vem. Para eles, o pagamento é dividido em duas etapas. A primeira parcela deve ser depositada até o dia 30 de novembro e, a segunda, até 20 de dezembro.

O que os brasileiros farão com o 13º

“Vou investir o valor que receber. Todo ano faço isso e já estou acostumado. Sou muito regrado com minhas contas e sei que esse dinheiro vai me ajudar no futuro” – Evandro, 28 anos, comprador

Segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), 87% dos brasileiros irão usar o 13º para pagar dívidas já contraídas. Em segundo lugar, de acordo com a análise, ficou o plano de comprar presentes para as festas de final de ano, e em terceiro, 2%, a vontade de poupar. 

Para a associação, isto demonstra que a redução da atividade econômica, o desemprego maior e as taxas de juros elevadas aumentaram o endividamento dos consumidores, que precisam pagar o que devem. 

Dívidas

No total, 94% dos entrevistados disseram ter dívidas contraídas no cheque especial ou no cartão de crédito, e que pretendem utilizar a grana extra para regularizar a situação. 

A pesquisa indicou que o cartão de crédito é o que mais leva os consumidores a ficarem endividados. A modalidade atingiu, em 2019, 49% do total das despesas em aberto, contra 45% do cheque especial. Os dois índices mantêm o mesmo patamar de 2018.

Entre os que escolherão usar o 13º para fazer compras de final de ano, 64% pretendem adquirir roupas, 55% bens diversos e 53% celulares e eletroeletrônicos. 

Crise

A assistente Rosana Ferreira, 48 anos, vai quitar dívidas. “Faz um tempo que estou esperando esse dinheiro para pagar o que preciso. Normalmente, todo ano é assim, a gente espera o 13º pra limpar o nome que sujou no ano.”

Para José Vinholi, educador financeiro do SPC, os resultados da pesquisa são indicadores de esperança e mostram que o brasileiro está conseguindo ser consciente diante da crise.“Priorizar limpar o nome e pagar o que se deve é muito importante e o 13º é uma ótima resposta para isso.”

O esteticista canino Dominic Saviu, 33 anos, diz que vai poupar a grana extra que receber neste ano. “Começo de ano é cheio de imprevistos e contas para pagar. Prefiro guardar agora para não passar perrengue depois. Sei que vão vir muitos boletos em 2020”, diz ele. 

Para quem não for usar o dinheiro para pagar dívidas ainda neste ano, Vinholi indica seguir o mesmo plano de Saviu. “Guardar a grana extra para as despesas de começo de ano e, se possível, antecipar prestações do ano que vem para diminuir juros é uma outra indicação do que fazer.”

To Top