Economy

Novartis tenta aquisição de U$9,7 bi de fabricante de medicamento cardíaco

Por Silke Koltrowitz e John Miller

ZURIQUE (Reuters) – A farmacêutica suíça Novartis está apostando no futuro remédio para doenças cardíacas Inclisiran, em uma aquisição de 9,7 bilhões de dólares do The Medicines Co conforme desafia os medicamentos cardiovasculares da Amgen, da Sanofi e da Regeneron Pharmaceuticals.

A Novartis está pagando 85 dólares por ação em dinheiro, um prêmio de 24% sobre o preço de fechamento da The Medicines Co de 68,55 dólares na sexta-feira, para adquirir o medicamento único da empresa de biotecnologia dos EUA, uma injeção para baixar o colesterol chamada Inclisiran.

O acordo mostra que o presidente-executivo da Novartis, Vas Narasimhan, está pronto para gastar bilhões não apenas em tratamentos de doenças raras, como fez em 2018, quando pagou 8,7 bilhões de dólares pela empresa especialista em terapia genética AveXis, mas também por medicamentos cardiovasculares destinados a um mercado com potencialmente milhões de pacientes.

O Inclisiran, que ainda tem de obter a aprovação dos reguladores, precisará de duas injeções por ano aplicadas por médicos, muito menos frequentes do que os tratamentos de 26 injeções do Repatha da Amgen e do Praluent da Sanofi e da Regeneron.

“Acreditamos que isso levará a um menor abandono do paciente”, disse Narasimhan aos investidores em uma teleconferência nesta segunda-feira. “Os clientes terão confiança sabendo que a administração do médico garantirá a conformidade do paciente”.

Narasimhan disse estar confiante de que o Inclisiran pode produzir um retorno atraente sobre o investimento e contribuir para as vendas a partir de 2021, condicionadas à aprovação regulatória e à conclusão do negócio.

“Vemos retornos muito acima do custo de capital”, disse o vice-presidente-financeiro Harry Kirsch. A Novartis planeja pagar com um terço vindo do caixa e dois terços de empréstimos de longo prazo.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAO1DJ-VIEWIMAGE

To Top