Economy

Google deve ajudar a impedir publicidade ilegal de esquemas de mini-bônus, diz regulador britânico

Por Huw Jones

LONDRES (Reuters) – O Google precisa fazer mais para impedir a publicidade ilegal de esquemas online que levam pequenos investidores a perderem suas economias, disse o órgão regulador britânico nesta terça-feira, depois de proibir o marketing em massa de mini-bônus.

A proibição ocorre quase um ano após o colapso da London Capital & Finance, que emitiu mini-bônus não regulamentados no valor de 237 milhões de libras (304 milhões de dólares) para 11.600 investidores, que perderam muito dinheiro.

O investimento médio para mini-bônus é de 25 mil libras, mas eles não são regulamentados pela Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido. Os mini-bônus foram fortemente promovidos online, oferecendo altos retornos, e o órgão regulador tem poder sobre o material de publicidade.

O presidente-executivo da FCA, Andrew Bailey, disse que o órgão queria que as empresas de serviços da Web, especialmente o Google, ajudassem a impedir publicidade ilegal online.

“Queremos ver mais do Google, eles têm uma responsabilidade, dado o alcance e o poder de sua ferramenta”, disse Bailey à Reuters.

O Google não fez nenhum comentário imediato.

A proibição temporária entrará em vigor em 1º de janeiro e durará 12 meses, para dar tempo ao órgão para fazer consultas sobre regras permanentes.

As novas regras significarão que mini-bônus especulativos não listados podem ser promovidos apenas aos chamados investidores qualificados ou de “alto patrimônio líquido”, definidos como ganhando 100 mil libras ou mais por ano ou com ativos líquidos de 250 mil libras ou mais.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAP1H3-VIEWIMAGE

To Top