Economy

Política monetária está bem posicionada para apoiar mercado de trabalho forte, diz Powell, do Fed

Por Jonnelle Marte

PROVIDENCE, EUA (Reuters) – A política monetária dos Estados Unidos está “bem posicionada” para sustentar o forte mercado de trabalho, que só agora está começando a beneficiar os trabalhadores às margens, disse o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, na segunda-feira.

Powell disse que ouviu histórias de empregadores e escolas que colaboram para treinar e contratar pessoas com vários níveis de educação e trabalhadores com deficiência, em declarações feitas em um jantar anual para a Câmara de Comércio de Providence, nos EUA.

“Agora, os benefícios da longa expansão estão alcançando muitas comunidades e há muito espaço para aproveitar os impressionantes ganhos alcançados até agora”, disse Powell em seus comentários.

Powell afirmou que os ajustes nos dados de emprego sugerem que o mercado de trabalho pode não ter sido tão forte no ano passado como se pensava anteriormente, uma mudança que justifica juros mais baixos.

Dados baixos de inflação levaram as autoridades do Fed a reduzir suas estimativas para a taxa de juros neutra que não estimularia a economia, disse Powell. Também ajudou os economistas a perceberem que a taxa natural de desemprego, na qual a economia está operando em pleno potencial sem causar inflação, também é menor do que se pensava anteriormente, acrescentou.

O chair do Fed disse que as autoridades têm uma perspectiva favorável para a economia norte-americana, baseada em fortes gastos do consumidor, o que é reforçado por um mercado de trabalho robusto, aumento da renda e a confiança sólida do consumidor.

Ainda assim, ele disse que o fraco crescimento global e a incerteza comercial estão limitando o crescimento, e que as autoridades “responderão adequadamente” caso os dados econômicos levem a uma “reavaliação material” de suas perspectivas econômicas.

As autoridades do Fed cortaram a taxa de juros dos EUA em outubro pela terceira vez este ano, levando sua taxa básica para um intervalo entre 1,5% e 1,75%. Powell e outras autoridades sugeriram após a redução que a taxa provavelmente permanecerá inalterada no futuro próximo, salvo uma deterioração das perspectivas econômicas.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAP118-VIEWIMAGE

To Top