Asia

UE suspeita que siderúrgicas da China estão contornando tarifas antidumping

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia abriu nesta terça-feira investigação depois de encontrar evidência de que produtores de aço da China estão contornando tarifas antidumping ao modificarem levemente os produtos que exportam.

A União Europeia definiu tarifas em fevereiro do ano passado de entre 17,2% e 27,9% sobre importações de certos tipos de aço resistentes à corrosão da China para rebater o que considerou como preços injustamente baixos.

Entretanto, a Comissão afirmou que agora está avaliando se as siderúrgicas chinesas encontraram uma forma de evitar o pagamento destas tarifas.

A Comissão afirmou que as siderúrgicas chinesas aumentaram exportações de aço resistente à corrosão com coberturas de óleo ou com conteúdo ligeiramente maior de carbono, alumínio ou titânio. O produto resultante é ligeiramente diferente dos atingidos pelas tarifas e por isso não estão sujeitos a elas.

O órgão executivo da UE afirma que não há justificativa econômica para a alteração discreta nos produtos além das tarifas impostas em 2018. A Comissão também acrescentou que volumes significativos desses aços modificados estão chegando à UE com preços excessivamente baixos.

(Por Philip Blenkinsop)

To Top