Economy

Ibovespa fecha em alta com ações de consumo em destaque, em dia de volume fraco por feriado nos EUA

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, numa sessão sem viés único e menor volume pela ausência de Wall Street, com ações de empresas ligadas a consumo entre as maiores altas em véspera da Black Friday, bem como papéis de companhias aéreas, diante da trégua na disparada recente do dólar ante o real.

Bancos também recuperaram-se durante o pregão, com Banco do Brasil fechando no azul, após sofrerem no começo do dia diante da decisão do governo de limitar o juro do cheque especial, assim como Petrobras, que reverteu as perdas após reação negativa mais cedo ao plano de negócios 2020-2024.

Índice de referência do mercado acionário brasiileiro, o Ibovespa subiu 0,54%, a 108.290,09 pontos. O volume financeiro da sessão somou 12,76 bilhões de reais, contra uma média diária de 20,57 bilhões de reais no mês.

Nos Estados Unidos, os mercados ficaram fechados nesta quinta-feira em razão do feriado do Dia de Ação de Graças, o que deixou a B3 sem o seu principal referencial.

Agentes financeiros têm citado que a bolsa brasileira está sem gatilhos para o curtíssimo prazo, dada a falta de potenciais notícias positivas e a proximidade do encerramento do ano, com a valorização de cerca de 20% no acumulado de 2019 abrindo espaço para algumas realizações de lucros.

Para o gestor de uma importante gestora em São Paulo, a virada do ano tende a ser um catalisador para as ações brasileiras, quando realmente os investidores vão começar a olhar para os números de 2020/2021 das empresas. “Isso vai fazer o mercado reagir novamente”, afirmou.

DESTAQUES

– BRADESCO PN recuou 0,78% e ITAÚ UNIBANCO PN caiu 0,29%, longe das mínimas da sessão, registradas na primeira reação à resolução do CMN, que fixa um teto para a cobrança de juros no cheque especial. Analistas estimaram efeito das mudanças de até 5% nos lucros dos grandes bancos em 2020. Alguns gestores afirmaram que aproveitaram a queda para comprar as ações. SANTANDER BRASIL UNIT fechou em queda de 1,76%. Mas BANCO DO BRASIL ON avançou 0,55%, tendo de pano de fundo previsão de executivos de crescimento de 10% do lucro em 2020.

– PETROBRAS PN subiu 0,68% e PETROBRAS ON avançou 0,45%, após reação inicial negativa ao plano de negócios para o período de 2020-24, no qual a empresa reduziu em 10% a sua previsão de investimentos, e estimou produção total de óleo e gás em 3,5 milhões de barris de óleo equivalente ao dia em 2024, ante 2,7 milhões boed projetados para 2020. Para Regis Cardoso, do Credit Suisse, o programa desaponta no curto prazo, mas tem perspectiva positiva no longo prazo.

– AZUL PN e GOL PN subiram 3,45% e 3,92%, respectivamente, conforme o dólar fechou em queda de 1% ante o real, uma vez que a valorização da moeda norte-americana tende a afetar negativamente os custos das companhias aéreas. Na outra ponta, empresas que se beneficiam da alta do dólar fecharam entre as maiores quedas. SUZANO ON cedeu 1,36%, e GERDAU PN recuou 1,44%.

– SABESP ON teve acréscimo de 2,93%, após a Câmara dos Deputados aprovar na véspera um requerimento para urgência de projeto que atualiza o marco legal do saneamento básico. SANEPAR UNIT avançou 2,66% e COPASA ON ganhou 1,54%.

– VIA VAREJO ON fechou a elevação de 3,87%, na véspera da Black Friday, em meio a expectativas para a data promocional. Na véspera, o analista Tobias Stingelin, do Citi, também elevou a recomendação das ações para ‘compra’, com preço-alvo de 11 reais. LOJAS AMERICANAS PN valorizou-se 3,14%, mas B2W ON caiu 1,32% e MAGAZINE LUIZA fechou estável.

– CIELO ON avançou 3,75%, também tendo de pano de fundo expectativas para a BlackFriday, enquanto do CFO do Banco do Brasil reiterou que a instituição não está discutindo a venda de sua participação na empresa de meios de pagamentos.

– JBS ON encerrou com acréscimo de 3,8%. O Rabobank divulgou estimativas para o setor no Brasil em 2020, projetando crescimento da produção e das exportações de carnes do país. No setor, MINERVA ON ganhou 5,63%, enquanto MARFRIG ON subiu 0,19% e BRF ON caiu 1,15%.

– VALE ON recuou 0,42%, mesmo em dia de alta dos contratos futuros de minério de ferro da China nesta quinta-feira, recuperando-se de duas sessões consecutivas de perdas, depois que Pequim lançou uma série de medidas de estímulo destinadas a sustentar a economia.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAR1B3-VIEWIMAGE

To Top