Economy

Plantio de soja do RS avança para 72% da área, mas segue atrasado, diz Emater

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja no Rio Grande do Sul atingiu 72% da área projetada em quase 6 milhões de hectares na temporada 2019/20, avanço de 19 pontos percentuais em uma semana, informou a Emater, órgão de assistência técnica do Estado.

Apesar do desenvolvimento do plantio, o ritmo dos trabalhos está mais lento que o registrado no mesmo período do ano passado (84%) e na média histórica para a época (80%).

O plantio de soja no Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores da oleaginosa do Brasil, registrou tempo seco em algumas regiões, o que deve se repetir na maior parte do Estado nos próximos dias, segundo relatório da Emater.

Outros importantes Estados produtores do Brasil praticamente já finalizaram os trabalhos de plantio, enquanto em áreas do Norte/Nordeste produtores ainda semeiam seus campos.

Todas as plantações no Rio Grande do Sul ainda estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, disse a Emater.

Já o plantio de milho gaúcho atingiu 86% da área estimada de 771.578 hectares, em ritmo ligeiramente abaixo do mesmo período do ano passado.

Das lavouras, 58% estão em desenvolvimento vegetativo, 22% em floração e 20% em enchimento dos grãos.

Já a colheita do trigo no Rio Grande do Sul está praticamente concluída, restando algumas áreas na região serrana.

A produção do cereal está estimada em 2,2 milhões de toneladas, consolidando-se entre as cinco maiores safras da história da produção gaúcha.

Com essa produção, o Rio Grande do Sul deverá superar o Paraná como principal produtor de trigo do Brasil este ano, segundo as últimas informações de órgãos estaduais.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAS1IO-VIEWIMAGE

To Top