Entertainment and Lifestyle

Relíquia de madeira da manjedoura de Jesus é exposta em Jerusalém

JERUSALÉM (Reuters) – Um fragmento de madeira que se acredita ser da manjedoura onde Jesus foi posto após seu nascimento foi exibido em Jerusalém nesta sexta-feira, e mais tarde será transferido a Belém para o lançamento oficial da temporada de Natal.

O pedaço de madeira de alguns centímetros de comprimento já esteve na Basílica de Santa Maria Maggiore de Roma, e no início desta semana foi entregue ao guardião da igreja de Belém, que disse que ele trouxe “grande honra aos fiéis e peregrinos da área”.

Ele foi apresentado ao público no Centro Notre Dame de Jerusalém em um invólucro decorativo de cor prateada, e mais tarde será levado a Belém, que os cristãos consideram o local de nascimento de Jesus.

Lá ele deve ser colocado dentro da Igreja de Santa Catarina, adjacente à Igreja da Natividade da Praça da Manjedoura, a tempo para o acendimento da árvore de Natal no sábado.

A proveniência de relíquias antigas é muitas vezes questionável, mas elas são reverenciadas pelos fiéis cristãos, entre eles levas de peregrinos que se espremem pela entrada de arenito estreita da Igreja da Natividade durante todo o ano para visitar a gruta do nascimento, sua parte mais importante.

“Estamos empolgados e agradecemos o papa, o Santo Padre, Francisco, pelo presente e o direito de salvaguardar a relíquia sagrada”, disse Francesco Patton, guardião da Terra Santa para a Igreja Católica, em um comunicado.

A relíquia, ainda de acordo com o comunicado, tem mais de dois mil anos e “foi parte da manjedoura na qual o Menino Jesus foi posto”. Ela foi enviada ao Vaticano no século 7.

Belém, localizada na Cisjordânia, sempre fica movimentada antes do dia 25 de dezembro, especialmente para os cristãos que representam cerca de 1% da população palestina da Cisjordânia, de Gaza e de Jerusalém Oriental.

(Por Ammar Awad)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAS1II-VIEWIMAGE

To Top