TopNews

Hamilton volta a fazer pole no encerramento da F1 em Abu Dhabi

ABU DHABI (Reuters) – O hexacampeão mundial Lewis Hamilton colocou sua Mercedes campeã de volta à pole position neste sábado para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1, que encerra a temporada.

O companheiro de equipe do britânico, Valtteri Bottas, classificou-se em segundo, mas vai largar na parte de trás do grid devido a penalidades sobre o motor, o que significa que Max Verstappen, da Red Bull, vai se juntar a Hamilton na primeira fila da corrida de domingo.

A pole foi a primeira de Hamilton desde a Alemanha em julho, uma sequência de nove corridas sem largar da primeira posição, mas a quinta em Abu Dhabi e a 88ª de sua carreira.

“Foi uma tarefa tão longa tentando conseguir essa pole position”, disse Hamilton, cujo tempo de 1min34s779 também foi um recorde da pista.

“Ontem estava bastante instável, então eu realmente tive que me recompor na noite passada e voltar hoje focado. Consegui dominar o carro com muito trabalho dos engenheiros, mecânicos”, acrescentou.

Hamilton já venceu quatro vezes no circuito de Yas Marina e está perseguindo sua 11ª vitória da temporada no domingo para encerrar a temporada a apenas sete do recorde de 91 de Michael Schumacher.

O britânico conquistou seu sexto título mundial no Texas no início de novembro.

“Tem sido um carro especial e esta é a última vez que me qualifico com ele, então estou feliz e orgulhoso por hoje”, disse ele.

Charles Leclerc, da Ferrari, que termina a temporada com mais poles (sete), vai largar em terceiro lugar, com o companheiro de equipe Sebastian Vettel em quarto.

A dupla colidiu no Brasil há duas semanas e abandonou a corrida em Interlagos, o que levou a uma reunião na fábrica de Maranello.

No entanto, houve mais frustração neste sábado, quando Leclerc perdeu a última volta rápida, com Vettel diminuindo a velocidade na frente dele.

“Nós não vamos conseguir, Seb está desacelerando”, disse Leclerc pelo rádio.

“Às vezes acontece, é a vida, não sei se a situação foi azarada ou se poderíamos ter feito algo melhor”, afirmou Leclerc, que luta contra Verstappen pela terceira colocação no campeonato.

(Por Abhishek Takle)

To Top