Economy

Preços do petróleo sobem 3% com estoque menor dos EUA e expectativa de cortes pela Opep

Por Devika Krishna Kumar

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo saltaram mais de 3% nesta quarta-feira, apoiados por expectativas de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados estendam cortes de produção e por dados do governo dos Estados Unidos, que mostraram um grande recuo nos estoques domésticos da commodity.

Os contratos futuros do petróleo Brent terminaram a sessão em alta de 2,18 dólares, ou 3,6%, a 63 dólares por barril, após tocarem máxima de 63,51 dólares. Já os futuros do petróleo dos EUA fecharam em alta de 2,33 dólares, ou 4,2%, a 58,43 dólares o barril, depois de atingirem 58,66 dólares.

A Opep e seus aliados, entre os quais a Rússia, que formam um grupo conhecido como Opep+, podem aprovar cortes de produção mais profundos que os vigentes atualmente quando se reunirem nesta semana em Viena, na Áustria.

Enquanto isso, os estoques de petróleo dos EUA registraram redução de 4,9 milhões de barris na semana até 29 de novembro, disse a Administração de Informação sobre Energia (AIE). O número excede por muito as expectativas, uma vez que analistas esperavam um decréscimo de 1,7 milhão de barris.

“Um salto nas atividades de refino e o atual enfraquecimento das importações líquidas ajudaram no primeiro recuo dos estoques de petróleo em seis semanas”, disse Matt Smith, diretor de pesquisa de commodities da ClipperData.

(Com reportagem adicional de Stephanie Kelly, Noah Browning e Aaron Sheldrick)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFB329B-VIEWIMAGE

To Top