Economy

Ultrapar prevê investimento de R$1,77 bi em 2020

SÃO PAULO (Reuters) – O conselho de administração da Ultrapar Participações <UGPA3.SA> aprovou na quarta-feira plano de investimentos de 1,77 bilhão de reais para 2020, de acordo com comunicado divulgado ao mercado pelo conglomerado dono da rede de postos Ipiranga, da Oxiteno, da distribuidora Ultragaz, entre outros negócios.

Para a rede Ipiranga, estão previstos 528 milhões de reais para expansão da rede de postos e da infraestrutura de abastecimento, a partir da construção de duas novas bases de operação e das concessões obtidas neste ano em Belém (PA), Cabedelo (PB) e Vitória (ES). O montante também contempla expansão das operações próprias e novas franquias das lojas am/pm e Jet Oil.

Outros 345 milhões de reais estão voltados para a manutenção e modernização de suas atividades, principalmente em renovação de contratos com revendedores, infraestrutura logística e tecnologia para apoiar as operações.

O investimento aprovado para a Oxiteno –de 228 milhões de reais no total– será direcionado substancialmente à manutenção e segurança de suas unidades produtivas, P&D e avanços nos sistemas de informação, disse a Ultrapar.

Na Ultragaz, um aporte de 314 milhões de reais será destinado à captura de novos clientes nos segmentos envasado e granel, reposição e aquisição de vasilhames para suportar o crescimento de volume, expansão e manutenção das bases de engarrafamento, e à tecnologia da informação.

A Ultracargo deverá investir 238 milhões de reais principalmente na construção do terminal em Vila do Conde (PA), além da expansão dos terminais de Itaqui (MA) e Suape (PE), e na melhoria contínua em segurança, infraestrutura e manutenção dos terminais.

Já a Extrafarma, que receberá 53 milhões de reais, planeja investir principalmente em plataforma sistêmica, expansão da rede e da infraestrutura logística, com destaque para a abertura de um novo centro de distribuição no Nordeste, e manutenção e reforma de lojas.

“A empresa está claramente escolhendo expandir os investimentos em Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo com novos terminais”, afirmou o analista Vicente Falanga, do Bradesco BBI.

“Por outro lado, o capital a ser investido na Extrafarma diminuirá significativamente — em linha com a estratégia da empresa de desacelerar a expansão das lojas e aumentar a maturidade média das existentes; e a Oxiteno está concluindo um importante ciclo de investimentos que deverá gerar resultados em 2020 e 2021.”

Falanga acrescentou que os aportes estão em linha com suas estimativas, acrescentando que parte dos cerca de 1,7 bilhão de reais esperados para 2019 está sendo empurrada para 2020, devido à atividade econômica abaixo do esperado. “A Ultrapar provavelmente investirá apenas cerca de 1,5 bilhão este ano”.

Ele manteve recomendação “outperform” para as ações da Ultrapar, afirmando ver um forte ponto de inflexão nos lucros e na alavancagem do conglomerado.

(Por Paula Arend Laier)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFB411Y-VIEWIMAGE

To Top