Cotidiano

Alemanha contesta declarações de Salles sobre avanços no Fundo Amazônia

SÃO PAULO, SP E MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou recentemente que o restabelecimento do Fundo Amazônia estava já na fase final. À Folha de S.Paulo Salles disse, na COP-25 (Conferência do Clima da ONU), em Madri, que o Fundo Amazônia deve continuar e que “está tendo um entendimento com os países.” Ao jornal O Globo, afirmou que a Alemanha já havia concordado com o formato do novo fundo.
A Alemanha, porém, negou as afirmações e qualquer proximidade de resolução do tema nesta sexta (6).
Em entrevista à revista Veja em 29 de novembro, Salles minimizou os recordes de desmatamento e queimadas no governo Bolsonaro e disse [a partir de 14:38 no vídeo]: “Essa semana já estamos na fase final da troca de minutas e documentos para o restabelecimento do fluxo de recursos para o Fundo Amazônia. Quer seja da Alemanha ou da Noruega, e outros países que eventualmente queiram participar. Mas em novos padrões”.
“Entregamos uma minuta aos doadores, que estão estudando a proposta. A Alemanha já topou. Falta a Noruega”, disse Salles, essa semana, ao jornal O Globo. 
A Embaixada da Alemanha diz ter recebido com espanto as declarações de Salles sobre o Fundo Amazônia. “A Embaixada recebeu no início dessa semana, uma proposta formal do BNDES para reformular o Fundo Amazônia, autorizada, segundo o BNDES, pelo Ministro Salles. Esta proposta está em avaliação e a Alemanha não comentou o assunto até o momento com o lado brasileiro”, diz a embaixada, em nota.
Padrões que respeitem a vontade da população brasileira consubstanciada no mandado do presidente Jair Bolsonaro, que por sua vez tem uma visão de atração de capital privado, realmente de desenvolvimento, de geração de renda, para melhorar o padrão das pessoas que vivem na Amazônia”.

To Top