Entertainment and Lifestyle

Prêmio Nobel de Física faz apelo por solução à crise climática

ESTOCOLMO (Reuters) – Um dos ganhadores do Nobel de Física deste ano fez um apelo neste sábado por uma solução para a crise climática e pediu uma salvação para a Terra, dizendo que a idéia de seres humanos escaparem do nosso planeta para outros sistemas solares é exagerada e nada realista.

O astrônomo suíço Didier Queloz, que compartilhou o Prêmio Nobel de Física em 2019 por descobrir planetas orbitando sóis distantes, disse ter ouvido o argumento contra o combate às mudanças climáticas segundo o qual “não importa, porque de qualquer maneira vamos deixar a Terra em algum momento”.

“Acho que isso é irresponsável… porque as estrelas estão tão distantes, acho que não devemos realmente ter nenhuma esperança, séria esperança de escapar da Terra”, disse Queloz em uma entrevista coletiva em Estocolmo, onde ele deve coletar sua parte no prêmio de 9 milhões de coroas suecas (910.000 dólares) na próxima semana.

“Então é melhor gastarmos nosso tempo e energia tentando consertá-lo do que imaginar que vamos… destruí-lo e deixá-lo”, disse ele.

Alguns cientistas, incluindo o cosmólogo e físico teórico Stephen Hawking, disseram que ameaças como a guerra nuclear e as mudanças climáticas são tão graves que os seres humanos podem ter que sair da Terra para sobreviver como espécie.

(Reportagem de Johan Ahlander e Ilze Filks)

To Top