Europe

Nokia suspende ação contra Daimler e oferece mediação

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) – A Nokia suspendeu temporariamente uma ação judicial contra a Daimler na esperança de que a montadora alemã esteja aberta à mediação em sua disputa sobre as taxas de licenciamento de tecnologias.

A Daimler, juntamente com a Bury Technologies, Continental, Valeo e Gemalto, da Thales, queixaram-se à Comissão Europeia este ano sobre as taxas exigidas pela Nokia para o uso patentes cruciais para redes de comunicação em automóveis.

O caso chamou a atenção para a batalha mais ampla entre empresas de tecnologia e a indústria automobilística por royalties por tecnologias essenciais para sistemas de navegação, comunicação de veículos e carros autônomos.

Nos últimos anos, a Nokia iniciou 10 processos judiciais contra a Daimler na Alemanha por supostas violações de patentes. E a Daimler abriu seus próprios processos contra a Nokia.

No entanto, a Nokia disse nesta segunda-feira que uma negociação construtiva é a melhor maneira de resolver os problemas, na semana passada a empresa ofereceu uma mediação independente como parte dos esforços para evitar uma investigação antitruste da UE.

“Para garantir que haja tempo para que essa mediação seja bem-sucedida, escolhemos unilateralmente adiar a audiência pendente de 10 de dezembro na Alemanha”, disse o porta-voz da Nokia, Mark Durrant.

“Acreditamos que a Daimler e seus fornecedores de nível agora se envolvam nesses esforços significativos para chegar a um acordo. Há mais a ganhar para todos se trabalharmos juntos”.

A chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager, elogiou os esforços da empresa, dizendo que o adiamento da audiência foi um movimento positivo.

“É por isso que achamos bom que eles agora tentem mediação na Câmara de Comércio Internacional”, disse a empresa a repórteres. “Seria bom se houvesse um entendimento mútuo.”

Fontes disseram à Reuters que agentes de concorrência da UE estavam prontos para abrir uma investigação sobre o assunto quando a Nokia sugeriu a mediação.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFB81CC-BASEIMAGE

To Top