Economy

Café arábica atinge maior valor em 2 anos na ICE; açúcar tem leve alta

LONDRES (Reuters) – Os preços do café arábica na ICE atingiram seu maior nível em pouco mais de dois anos nesta terça-feira, com fundos ampliando compras em meio a sinais de aperto na oferta, enquanto o açúcar bruto teve leve avanço e renovou máxima de nove meses.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou em alta de 4,9 centavos de dólar, a 1,3330 dólar por libra-peso, após atingir a marca de 1,3440 dólar, tocando o maior valor desde outubro de 2017.

* O arábica tem sido sustentado pela perspectiva de déficit em 2019/20, além de temores de que condições secas no Brasil possam afetar a safra 2020/21.

* Uma escassez de café de alta qualidade na América Central, Colômbia e Brasil gerou disputas por estoques certificados pela ICE, que recuaram de 2,5 milhões de sacas em março para cerca de 2,1 milhões atualmente.

* “Vemos uma grande demanda por estoques certificados, o que soma-se às preocupações do mercado sobre o desenvolvimento da safra 2020/21 do Brasil”, disse Carlos Mera, analista sênior de commodities do Rabobank.

* Ele acrescentou, no entanto, que os atuais níveis de preços tiveram altas guiadas especialmente por especuladores, o que significa que os ganhos podem não ser sustentáveis no longo prazo.

* O café robusta para março avançou 52 dólares, para 1.453 dólares, máxima de cinco meses.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 0,08 centavo de dólar, a 13,46 centavos de dólar por libra-peso, estabilizando-se após atingir 13,49 centavos e renovando máxima em mais de nove meses.

* O centro-sul do Brasil produziu 337 mil toneladas de açúcar na segunda quinzena de novembro, 36% a menos que em igual período do ano passado, à medida que a moagem diminuiu e as usinas favoreceram a produção de etanol.

* O açúcar vem sendo apoiado pelo aperto da oferta, com um déficit global amplamente previsto para 2019/20 e indicações iniciais de que um novo déficit pode ocorrer em 2020/21.

* Operadores disseram que fundos continuaram a cobrir suas posições vendidas, acrescentando que vendas de excessos de estoques por produtores diminuíram por ora.

* “Acreditamos que os preços do açúcar caminham para o intervalo entre 13,5 centavos e 14 centavos de dólar. Nossa ambição para os preços é modesta, pois acreditamos que o mercado pode facilmente ter acesso a mais açúcar ao preço certo”, disseram analistas do Commonwealth Bank of Australia.

* O açúcar branco para março avançou 0,90 dólar, para 352,50 dólares por tonelada, depois de tocar máxima de 353,40 dólares, maior cotação desde fevereiro.

(Por Maytaal Angel)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFB91QS-BASEIMAGE

To Top