TopNews

Chanceler russo pede que EUA autorizem divulgação de diálogos sobre eleições de 2016

Por Humeyra Pamuk e Susan Heavey

WASHINGTON (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira que Moscou gostaria de publicar uma série de comunicações com Washington que, segundo ele, inocentam a Rússia das acusações de interferência nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, mas os Estados Unidos impediram a publicação.

Durante uma entrevista coletiva conjunta com seu equivalente norte-americano, o secretário de Estado Mike Pompeo, Lavrov mais uma vez negou a acusação dos norte-americanos de que Moscou teria tentado interferir nas eleições de 2016, que resultou na vitória inesperada do presidente Donald Trump. 

“Sugerimos aos nossos colegas que, para afastar todas as suspeitas sem base, nos deixem publicar esse canal próximo de correspondência do período entre outubro de 2016 até novembro de 2017 para que fique muito claro para muitas pessoas”, disse Lavrov através de um tradutor na entrevista coletiva. 

“Entretanto, lamentavelmente, esse governo se recusou a fazer isso”, acrescentou Lavrov, que iniciou uma reunião com Trump na Casa Branca. “Estamos preparados para fazer isso, publicar as correspondências que aconteceram.” 

Não ficou imediatamente claro a quais comunicações Lavrov estaria se referindo. Ele disse que Moscou “utilizou os canais que existiam” entre Washington e Moscou à época em 2016, com o governo Obama, e que havia recebido “nenhuma resposta” quando requisitou uma oportunidade para discutir diretamente as acusações. 

Agências de Inteligência dos Estados Unidos concluíram que o Estado russo interferiu no processo eleitoral, e uma série de cidadãos e entidades russas foram acusados pelo então procurador especial dos Estados Unido Robert Mueller. 

A Rússia há muito tempo nega a interferência no período que antecedeu a votação de novembro de 2016, na qual o republicano Trump saiu surpreendentemente vitorioso sobre a democrata Hillary Clinton. 

(Reportagem de Humyera Pamuk e Makini Brice)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFB91TN-BASEIMAGE

To Top