Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR
Benefícios

Mais de 700 mil pessoas estão na malha fina por inconsistências na declaração do Imposto de Renda

Mais de 700 mil pessoas estão na malha fina por inconsistências na declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal abriu a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2019, que também inclui restituições que saíram das malhas finas dos exercícios de 2008 a 2018. O crédito bancário para 320.606 contribuintes será realizado no dia 16 de dezembro, totalizando o valor de R$ 700 milhões. A consulta é feita pela internet ou no telefone 146.

O governo informou que 700.221 declarações estão na malha fina, por conta de inconsistências nas informações prestadas.

Do total, quase 250 mil estão retidas por omissão de rendimento do titular ou de seus dependentes. No segundo lugar estão as despesas médicas, que costumam reduzir o imposto devido no ano. O contribuinte não tem um valor máximo de gastos médicos que podem ser abatidos. Segundo a Receita, uma declaração pode estar retida em malha por uma ou mais razões.

O governo concluiu o processamento das declarações deste ano. Essa quantidade corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 declarações entregues.

Das declarações em malha, 74,9% têm imposto a restituir; 22,4% apresentam imposto a pagar e 2,7% têm saldo zero. Quem tem restituição, mas não entrou em nenhum lote deste ano, deve conferir o extrato do IR para identificar as pendências e corrigi-las com uma retificadora. (com LL)

Mais de 700 mil pessoas estão na malha fina por inconsistências na declaração do Imposto de Renda
To Top