Benefícios

Mulher com 63 anos de idade já pode dar entrada na Aposentadoria no INSS após a Nova Previdência?

Mulher com 63 anos de idade já pode dar entrada na Aposentadoria no INSS após a Nova Previdência? Sua mãe já tem a idade mínima que permitiria pedir a aposentadoria, que é de 62 anos, mas ela ainda não tem o número mínimo de contribuições necessárias, que são 15 anos. Portanto, ela precisa contribuir por mais cinco anos para ter direito a pedir a aposentadoria. Antes da Reforma, as regras para se aposentar por idade também exigiam no mínimo 15 anos de contribuição, mas o limite de idade era menor para as mulheres: 60 anos.

Para se aposentar pelas novas regras, é preciso comprovar no mínimo 15 anos de contribuição e ter 62 anos de idade no casos das mulheres e 65 anos de idade no caso dos homens.

Os homens que se inscreverem na Previdência após a publicação da reforma terão de comprovar no mínimo 20 anos.

Como será calculada a média salarial?

O cálculo da média salarial será feito com todos salários de contribuição desde julho de 1994, sem descartar as contribuições mais baixas. Na prática, isso vai achatar a média.

Como fica a regra de cálculo do benefício

Ao atingir o tempo mínimo de contribuição (15 anos para mulheres e 20 anos para homens) os trabalhadores do regime geral terão direito a 60% do valor do benefício integral, com o porcentual subindo 2 pontos para cada ano a mais de contribuição.

Para receber 100% da média de salário de benefício, será preciso comprovar 40 anos de contribuição para o homem ou 35 anos para a mulher. Se continuar contribuindo além dos 35 anos e 40 homem pode receber mais do que 100% da média.

Na regra para se aposentar por idade antes da reforma, o cálculo era mais benéfico: caso pedisse a aposentadoria com 15 anos de contribuição, receberia 85% do salário de benefício calculado sobre uma média salarial maior, que descartaria as 20% menores contribuições.

Fonte: R7 – Sophia

To Top