Economy

BNDES paga mais R$30 bi ao Tesouro, totalizando R$123 bi em 2019

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira que pagou mais 30 bilhões de reais ao Tesouro de forma antecipada, com o total já devolvido no ano chegando à meta acordada de 123 bilhões de reais.

Em nota, o banco de fomento afirmou que, do total neste ano, 100 bilhões de reais foram em pré-pagamento.

“O serviço contratual antes das liquidações antecipadas era estimado em 26 bilhões de reais. Com a amortização antecipada, tanto o serviço de amortização quanto de juros foram reduzidos em cerca de 3 bilhões de reais”, disse o banco.

Os recursos são referentes a empréstimos que o banco recebeu de governos petistas para sustentar seus programas. Desde 2015, contudo, o BNDES vem antecipando esses pagamentos, em operações que já somam cerca de 409 bilhões de reais.

Segundo o BNDES, a antecipação não irá comprometer os desembolsos programados pelo banco em suas operações de financiamento.

O banco informou ainda que, para além da ajuda nessa frente — que tem impacto sobre a redução da dívida bruta –, o BNDES também pagou neste ano 9,5 bilhões de reais em dividendos ao governo federal, sendo 1,6 bilhão de reais em dividendos do exercício de 2018 e 7,9 bilhões relativos a 2019.

(Por Marcela Ayres)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBA1QI-BASEIMAGE

To Top