Asia

Telefonica Deutschland escolhe Nokia e Huawei para rede 5G

Por Douglas Busvine

BERLIM (Reuters) – A Telefonica Deutschland escolheu nesta quarta-feira Nokia e Huawei como fornecedoras de sua rede 5G, embora a Alemanha ainda precise finalizar as regras de segurança que regulam os fabricantes de equipamentos.

A decisão da unidade alemã da Teléfonica ocorre em meio a um tenso debate na Alemanha sobre se o país deve prestar atenção aos alertas dos EUA de que a Huawei representa uma ameaça de segurança tão séria que deve ser excluída da infraestrutura da rede 5G.

A Telefonica Deutschland, que opera sob a marca O2, é uma das poucas operadoras europeias a escolher a Huawei como fornecedora de equipamentos 5G, seguindo a suíça Sunrise, cuja rede 5G construída pela Huawei entrou em operação no início deste ano.

Berlim quer reforçar as certificações técnicas e a análise da governança dos fornecedores, enquanto parlamentares ainda estão pensando em introduzir uma supervisão adicional. Os pedidos de proibição total da Huawei desapareceram recentemente.

“Esperamos que essa janela de incerteza seja a mais curta possível – ainda não temos certificação para nenhum de nossos fornecedores”, disse Markus Haas, presidente-executivo da Telefonica Deutschland, a repórteres.

A construção da rede deve começar no início de 2020 e a Telefonica Deutschland disse que espera ter o 5G funcionando em Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia e Frankfurt até o final de 2021. Um ano depois, 30 cidades com uma população de 16 milhões de pessoas estarão cobertas.

Uma decisão sobre a escolha de fornecedores das partes mais sensíveis da rede será tomada no próximo ano, disse Haas.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBA1LI-BASEIMAGE

To Top