Benefícios

Aumento no preço da Carne faz com que o valor do Frango também suba

Fim de ano faz o preço da carne disparar

Aumento no preço da Carne faz com que o valor do Frango também suba. A disparada no preço da carne bovina já é refletida na inflação de outras fontes de proteína, como o frango, indicam dados do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) medido pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Na capital paulista, a inflação do frango inteiro fechou novembro com alta de 1,34%. Na medição divulgada uma semana antes, a alta acumulada em um mês era de 0,78%. Ou seja, o aumento mensal acumulado no valor do produto quase dobrou entre as pesquisas realizadas no intervalo de uma semana.

A alta no preço indica que a população optou por aumentar o consumo de frango para substituir a carne bovina, cujo preço mensal acumulado em São Paulo subiu de 5,92% para 11,22% entre a penúltima e a última semana de novembro, afirma o coordenador do IPC do FGV Ibre, André Braz.

“O frango é o produto que tem a preferência do consumidor para a substituição da proteína bovina”, diz Braz. “E apesar de também estar sofrendo um processo de inflação, a ave é um alimento mais barato e isso permite às famílias atingir o seu objetivo principal, que é ter comida no prato, mantendo o equilíbrio do orçamento”, comenta.

Além do aumento da procura no mercado interno, a demanda externa pelas aves produzidas no Brasil tem contribuído para a elevação dos preços –efeito semelhante ao observado na carne bovina.

A principal causa da demanda externa foi o extermínio de 40% do rebanho suíno na China devido à peste africana, o que levou o país a buscar outras proteínas.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) informou que ainda avalia o impacto da alta da carne em outros alimentos.

O Ministério da Agricultura afirma que o preço da carne vai baixar e se estabilizar, mas provavelmente não chegará aos patamares verificados antes da alta. O ministério diz que não haverá desabastecimento.

To Top