Economy

Lagarde diz que revisão estratégica do BCE deve ser concluída até o final de 2020

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu espera começar em janeiro uma revisão estratégica de seu funcionamento e concluí-la até o final de 2020, disse nesta quinta-feira a nova presidente do BCE, Christine Lagarde.

Lagarde disse em uma entrevista coletiva após a primeira reunião de política monetária do BCE sobre seu comando que “não há zona de pouso preconcebida” para a revisão, a primeira do BCE em 16 anos, que ela disse estar “um pouco atrasada”.

A revisão “precisa ser abrangente, precisa analisar todas as questões, precisa virar todas as pedras e levará seu próprio tempo – mas não muito tempo”, disse Lagarde.

Ela disse que o BCE consultará membros do Parlamento Europeu, a comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil para ajudar a determinar seus objetivos.

“O objetivo será não apenas pregar o evangelho que pensamos que dominamos, mas também ouvir as opiniões daqueles a quem alcançamos”, acrescentou ela, prometendo que incluirá também os “imensos desafios” representados pela desigualdade e pelas mudanças climáticas.

(Por Francesco Canepa)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBB1EK-BASEIMAGE

To Top