Asia

México realiza 5ª maior compra da história de milho dos EUA, aponta USDA

CHICAGO (Reuters) – Exportadores norte-americanos registraram sua quinta maior venda de milho da história, informou nesta quinta-feira o governo dos Estados Unidos, com compradores mexicanos adquirindo até 1,6 milhão de toneladas poucos dias após EUA, México e Canadá assinarem um novo acordo comercial depois de anos de negociações.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) disse que exportadores reportaram a venda de 1,074 milhão de toneladas para entrega ao México no ano comercial de 2019/20, iniciado em 1º de setembro, e de 525.780 toneladas para entrega em 2020/21.

A venda, a maior desde que o México encomendou 1,646 milhão de toneladas de milho norte-americano em dezembro de 2018, desencadeou um rali nos mercados futuros do grão.

Um exportador afirmou que o México costuma fazer grandes compras neste período do ano.

O negócio aliviou as preocupações relacionadas à demanda por milho dos EUA, que vinham pressionando o mercado do grão mesmo com a expectativa de que os produtores norte-americanos colham sua menor safra de milho em quatro anos.

“(O negócio) é certamente um respiro de ar fresco”, disse Dan Hussey, estrategista de mercado do Zaner Group. “Essa é uma resposta à questão da demanda.”

O México também tem aparecido este ano como um importante destino do milho do Brasil.

(Por Mark Weinraub, em Chicago, e Eileen Soreng, em Bangalore)

To Top