Benefícios

Ministério lança livro com relatos de famílias acompanhadas pelo Criança Feliz nas cinco regiões do país

Brasília/DF – No ano em que o Programa Criança Feliz comemora grandes avanços, o Ministério da Cidadania foi atrás de histórias de famílias que tiveram sua realidade transformada por essa política pública. São pessoas cujas trajetórias se cruzaram com o trabalho do governo federal nas cinco regiões do país. O resultado foi a publicação de um livro lançado nesta quinta-feira (12) durante o Encontro Nacional do Programa, em Brasília. Com 164 páginas e tiragem de 5 mil exemplares, o material será distribuído aos estados e municípios que aderiram ao programa.

Com texto também em outros idiomas, a intenção é disseminar a experiência já premiada internacionalmente e que colocou o Criança Feliz entre as seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais de educação. “Queremos comemorar o trabalho realizado e apresentar as ações também para outros países, por isso tivemos o cuidado de fazer a tradução em inglês e espanhol”, disse a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa.

Para a confecção da obra, o Ministério da Cidadania contou com o apoio da Fundação Pitágoras. A presidente do grupo, Helena Neiva, afirmou que a proposta da fundação é levar projetos transformadores para os brasileiros mais vulneráveis. “Sabemos que a causa do Criança Feliz é importante e temos orgulho de ter o Brasil como referência mundial em atenção à primeira infância, por isso quisemos apoiar”, explicou.

Encontro Nacional

O encontro de coordenadores e multiplicadores estaduais durou três dias e marcou o fim de uma série de reuniões regionais do Criança Feliz ocorridas ao longo de 2019. O objetivo foi debater o trabalho realizado e as perspectivas para 2020. Além da equipe da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, participaram coordenadores estaduais, multiplicadores, consultores da Unesco e convidados.

Saiba mais
Coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.
Até o momento, o programa está presente em 2.787 municípios brasileiros e já atendeu mais de 859,7 mil crianças e gestantes. No total, mais de 24,4 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 24,6 mil profissionais capacitados que orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa

To Top