Entertainment and Lifestyle

Manifesto olímpico original deve alcançar até US$1 milhão em leilão

Por Amy Tennery

NOVA YORK (Reuters) – Enquanto atletas de todo o mundo se preparam para lutar pela medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio no ano que vem, um artefato de 127 anos que descreve a própria fundação dos Jogos Olímpicos modernos deve atingir uma marca robusta em dinheiro.

Espera-se que o manifesto original dos Jogos Olímpicos alcance até 1 milhão de dólares em leilão na próxima semana, de acordo com a casa de leilões Sotheby’s.

O documento, redigido pelo fundador do Comitê Olímpico Internacional Pierre de Coubertin em 1892, descreve a base para ressuscitar os Jogos Gregos antigos e defende a busca atlética fora dos parâmetros do treinamento militar.

“Não há organização internacional que exista relativamente inalterada por 125 anos e que realmente promova a paz”, disse à Reuters o chefe do Departamento de Livros e Manuscritos da Sotheby’s em Nova York, Richard Austin.

“Um dos grandes fundamentos dos Jogos Olímpicos é que as nações podem competir umas contra as outras sem ir à guerra.”

Quatro anos após a elaboração do manifesto, os Jogos modernos estrearam em Atenas, na Grécia.

A Sotheby’s, que exibe o documento em Nova York no sábado antes do leilão em 18 de dezembro, já vendeu objetos esportivos semelhantes no passado, incluindo as Regras Fundamentais do Basquete de James Naismith por mais de 4 milhões de dólares em 2010.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBC1SV-BASEIMAGE

To Top