Economy

Soja, milho e trigo sobem em Chicago com acordo EUA-China, mas mercado espera detalhes

Por Julie Ingwersen

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros da soja em Chicago tocaram máxima de três semanas nesta sexta-feira, após Estados Unidos e China anunciarem a “primeira fase” de um acordo comercial, embora o mercado tenha devolvido ganhos à medida que operadores aguardam detalhes sobre as compras agrícolas pelo país asiático.

Os futuros do milho também subiram, enquanto o trigo aproveitou o embalo nos demais mercados e registrou leve alta.

O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, afirmou que os chineses concordaram em comprar 32 bilhões de dólares em produtos agrícolas adicionais dos EUA ao longo de dois anos.

Já o vice-ministro da Agricultura da China disse nesta sexta-feira que o país comprará mais trigo, milho e arroz dos EUA após o acordo, mas não forneceu detalhes.

“A demanda hoje é a mesma de ontem. Um certo aumento na demanda é provável, mas também é provável que os preços não sustentem um rali sem detalhes que justifiquem esse movimento”, disse o economista-chefe de commodities da INTL FCStone, Arlan Suderman, em nota a clientes.

O contrato janeiro da soja fechou em alta de 9,25 centavos de dólar, a 9,0750 dólares por bushel, após atingir máxima da sessão de 9,17 dólares, maior valor desde 19 de novembro.

O milho para março avançou 3,25 centavos, para 3,81 dólares por bushel, acumulando alta de 1,1% na semana, enquanto o vencimento março do trigo subiu 2,25 centavos, para 5,3250 dólares/bushel, com alta de 1,5% na semana.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBC1R7-BASEIMAGE

To Top