Latin America

Telenor diz que a Huawei ainda terá um papel no desenvolvimento do seu 5G

BRUXELAS (Reuters) – A Telenor reiterou, neste domingo, que a Huawei estará envolvida na construção da rede 5G da Noruega ao lado da Ericsson, uma das muitas empresas que continuam trabalhando com a companhia chinesa apesar de pressão dos Estados Unidos.

Ainda assim, na sexta-feira o chefe da Telenor Norway, Petter-Boerre Furberg, disse à Reuters que a operadora eliminaria gradativamente o uso de componentes de rede da Huawei na Noruega ao longo de um período de modernização de quatro a cinco anos.

A Huawei enfrenta escrutínio cada vez maior na Europa em meio a alegações dos EUA de que representa uma ameaça de segurança. A empresa rejeita as acusações.

A Huawei, com a qual a Telenor tem colaborado por mais de uma década no 4G, continuará a ter um papel na modernização da sua infraestrutura, disse a vice-presidente de comunicações da Telenor, Hanne Knudsen, à Reuters.

“A Ericsson foi introduzida como uma nova fornecedora de 5G RAN, mas também trabalhará com a Huawei na manutenção da rede 4G e na atualização para a cobertura 5G em áreas selecionadas da Noruega”, disse Knudsen, em resposta a perguntas por escrito.

RAN, sigla em inglês para rede de acesso via rádio, refere-se aos rádios e antenas que conectam smartphones à rede móvel, e representa a maior parte do custo de uma nova rede.

A Huawei disse que é bem-vinda a competição no 5G e que está ansiosa para continuar sua colaboração com a Telenor.

A Telenor está usando a finlandesa Nokia e a Ericsson para construir sua rede principal. Semana passada, a Telefonica Deutschland escolheu a Nokia e a Huawei para construir sua rede de 5G.

To Top