Asia

Trigo, soja e milho têm rali em Chicago diante de expectativas por exportações

Por Mark Weinraub

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros de trigo, milho e soja em Chicago registraram rali nesta segunda-feira, impulsionados pelas esperanças de que as perspectivas de exportação dos Estados Unidos melhorem, diante da maior demanda chinesa e da menor competição da Argentina, disseram operadores.

O trigo marcou os maiores ganhos na sessão, com o vencimento mais ativo na bolsa de Chicago avançando 3,2% e atingindo seu maior valor em cinco meses e meio. O milho saltou para sua máxima desde 1º de novembro e a soja tocou seu maior nível desde meados de novembro.

“Os mercados de grãos tiveram um ímpeto positivo no início do fim de semana, na esteira de um acordo comercial de ‘fase um’ (dos EUA) com a China, e as boas vibrações continuaram hoje, apesar das grandes incertezas sobre o efeito real do acordo sobre as exportações agrícolas norte-americanas”, disse Matt Zeller, diretor de informação de mercado da INTL FCStone, em nota a clientes.

Pelo acordo comercial anunciado na semana passada, Washington irá reduzir tarifas sobre algumas das importações chinesas em troca de compras de produtos agrícolas, manufaturados e de energia dos EUA pela China, que devem avançar cerca de 20 bilhões de dólares pelos próximos dois anos.

Enquanto isso, o novo governo da Argentina, de centro-esquerda, elevou as taxas para exportação de soja, trigo e milho de acordo com decreto divulgado no sábado.

O contrato março do trigo fechou em alta de 17,25 centavos de dólar, ou 3,2%, a 5,4975 dólares por bushel, enquanto a soja para janeiro avançou 14,50 centavos, ou 1,5%, a 9,22 dólares por bushel. O vencimento março do milho subiu 7 centavos, ou 1,8%, para 3,88 dólares/bushel.

(Com reportagem adicional de Gus Trompiz em Paris e Naveen Thukral em Cingapura)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBF17X-BASEIMAGE

To Top