Elections

Democratas subirão ao palco para debate presidencial após Câmara aprovar impeachment

Por Susan Cornwell e Richard Cowan e David Morgan

LOS ANGELES (Reuters) – Um grupo relativamente pequeno de sete pré-candidatos presidenciais democratas subirá ao palco de um debate nesta quinta-feira, um dia depois de Donald Trump se tornar o terceiro presidente dos Estados Unidos a ter um impeachment aprovado pela Câmara dos Deputados.

O sexto debate na corrida para decidir o desafiante democrata de Trump na eleição de novembro de 2020 terá o menor número de participantes desde que os debates começaram, o que pode dar a cada um deles um espaço maior e mais tempo para interagir com os outros.

O debate também oferecerá a Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, em Indiana, e à senadora Elizabeth Warren uma chance de renovar sua rivalidade de campanha crescente sobre a transparência na arrecadação de fundos e seu trabalho passado no setor privado.

Mas a ocasião do embate, que ocorre a uma semana do Natal e em meio ao processo de impeachment em Washington, pode diminuir a audiência e os benefícios para os postulantes democratas que tentam ganhar ímpeto antes da primária de Iowa no dia 3 de fevereiro, a primeira da série.

O debate em Los Angeles vem na esteira da votação na Câmara para afastar Trump acusando-o de abusar do poder de seu cargo ao pressionar a Ucrânia a investigar o presidenciável democrata Joe Biden e de obstruir o inquérito do Congresso sobre a questão.

Todos os pré-candidatos presidenciais democratas defenderam o inquérito de impeachment, mas a perspectiva histórica de um julgamento no Senado em janeiro para determinar se Trump deve ser removido do posto certamente será um tópico do horário nobre. O Senado controlado pelos republicanos provavelmente absolverá o presidente.

Três dos pré-candidatos no palco do debate, os senadores Amy Klobuchar, Bernie Sanders e Warren, serão jurados no julgamento de Trump no Senado, assim como dois outros concorrentes democratas que não se qualificaram para o debate, os senadores Cory Booker e Michael Bennet.

A disputa democrata pela Casa Branca continua indefinida sete semanas antes de os primeiros votos serem depositados no Iowa. Pesquisas nacionais apontam uma batalha entre Biden, Sanders e Warren, e Buttigieg vem crescendo e liderando algumas enquetes de Estados que são os primeiros a votar.

Biden, ex-vice-presidente de centro, e o líder progressista Sanders se consolidaram na liderança nas últimas semanas, o que faz deles alvos em potencial no debate.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBI1IB-BASEIMAGE

To Top