Economy

Petroleira Equinor amplia participação na empresa de energia solar Scatec

OSLO (Reuters) – A petroleira norueguesa Equinor adquiriu uma fatia adicional de 5,2% na empresa de energia solar Scatec Solar, conforme anúncio na noite de quinta-feira, elevando sua participação para 15,2%, à medida que procura cumprir uma promessa de ampliar investimentos em energias renováveis.

A Equinor pagou 754 milhões de coroas norueguesas (84,2 milhões de dólares) pela fatia.

“Nossa participação na Scatec Solar continua sendo um importante investimento de longo prazo para a Equinor, e reforça nossa estratégia de desenvolver uma posição forte em renováveis”, disse o chefe de energia renovável da Equinor, Paal Eitrheim.

As ações foram vendidas pela Ferd, empresa de investimentos do bilionário norueguês Johan Andresen, que manteve uma parcela de 0,58%, disse a Ferd em comunicado.

A Equinor adquiriu em 2018 uma participação minoritária na Scatec Solar, maior empresa de energia solar da Noruega, depois de ter investido em conjunto com a companhia em projetos solares no Brasil e na Argentina.

As ações da Scatec Solar avançaram 60% em 2019, impulsionadas por maiores ganhos e pelo “boom” global na demanda por energia renovável.

“Nós somos um acionista de longo prazo e vamos apoiar o contínuo crescimento de longo prazo da companhia”, disse um porta-voz da Equinor em e-mail à Reuters.

A Scatec anunciou em outubro que aumentou sua meta para 2021 e agora prevê alcançar capacidade instalada de 4,5 gigawatts até lá, contra 3,5 gigawatts antes.

(Por Nerijus Adomaitis e Terje Solsvik)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBJ1U8-BASEIMAGE

To Top