Entertainment and Lifestyle

“Adoráveis Mulheres” e “Joias Brutas” têm estreias fortes, “Ascensão de Skywalker” lidera bilheteria

Por Rebecca Rubin

LOS ANGELES (Reuters) – A bilheteria dos cinemas durante as festas de fim de ano se mostrou prolífica para uma diversidade de filmes, com a arrecadação geral alcançando os 200 milhões de dólares durante o fim de semana, alta de 6,3% em relação ao ano passado.

“Star Wars: a Ascensão de Skywalker”, da Disney e da Lucasfilm, liderou a bilheteria, alcançando os 361 milhões de dólares com a soma dos 72 milhões arrecadados neste fim de semana. O terceiro e último filme da trilogia de J.J. Abrams amealhou 136 milhões de dólares durante os cinco dias de feriadão de Natal.

Com apenas duas semanas em cartaz, “Ascensão de Skywalker” gerou 725 milhões ao redor do mundo, sendo o décimo filme com maior arrecadação do ano no mundo, sétimo nos EUA.

“Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig, também se saiu bem, gerando 16,5 milhões de dólares no fim de semana e 29 milhões desde quarta-feira, ficando em terceiro na bilheteria. É um bom resultado para a Sony e a New Regency, que gastaram 40 milhões na produção do longa. Gerwig, autora e diretora de “Adoráveis Mulheres”, deu novo charme ao clássico literário de Louisa May Alcott.

O filme -que estrela Saoirse Ronan, Florence Pugh, Timothee Chalamet, Emma Watson e Laura Dern- foi aclamado por público e crítica.

Um pouco abaixo na bilheteria, o thriller de suspense “Joias Brutas” estreou em sétimo, gerando 9,5 milhões de dólares no fim de semana e 18,8 milhões de dólares desde a etreia na quarta-feira. É a maior bilheteria em cinco dias para a produtora independente, apesar da baixa avaliação do público no site CinemaScore.

A arrecadação do filme nos EUA está em 20 milhões de dólares. Dirigido pelos irmãos Josh e Benny Safdie, “Joias Brutas” tem sido cotado nos rumores sobre premiações devido à atuação dramática de Adam Sandler como um joalheiro viciado em jogo.

Abaixo de “Ascensão de Skywalker”, os filmes “Jumanji: Próxima Fase, da Sony, e “Frozen 2”, da Disney, superaram as estreias na bilheteria. A sequência de ação de Dwayne Johnson e Kevin Harte gerou impressionantes 59 milhões de dólares desde quarta, enquanto Frozen fez 16,5 milhões de dólares.

To Top