TopNews

Acordo de coalizão da Áustria inclui proibição de véu e custódia preventiva

VIENA (Reuters) – Um acordo entre conservadores e Verdes para montar uma coalizão de governo na Áustria inclui a proibição de véus nas escolas até a idade de 14 anos e custódia preventiva para indivíduos potencialmente perigosos.

As medidas são parte do que o líder conservador Sebastian Kurz descreve como sua postura linha-dura com a imigração ilegal e o “islã político” para agradar sua base, mas também ex-apoiadores desiludidos da extrema-direita, cuja coalizão com seu partido desmoronou em maio.

O acordo, cujos detalhes o partido delineou nesta quinta-feira, também contém concessões às exigências ambientais dos Verdes, o que inclui aumentar os impostos a voos de fora da Áustria.

O pacto firmado na quarta-feira permitirá que Kurz assuma como chanceler e levará os Verdes ao poder pela primeira vez.

Em uma coletiva de imprensa com o líder dos Verdes, Werner Kogler, Kurz classificou o acordo como “o melhor de dois mundos”.

Dele ainda consta aumentar de 10 para 14 anos a idade até a qual as meninas são proibidas de usar lenços de cabeça, a ampliação de uma diretriz adotada durante a última coalizão de Kurz com a extrema-direita.

Ele também ressuscitará um plano questionado de custódia preventiva para indivíduos potencialmente perigosos, ainda que estes não tenham cometido um crime, que foi proposta pela coalizão anterior após um esfaqueamento fatal aparentemente cometido por um postulante a asilo em fevereiro.

Muitos apoiadores dos Verdes terão dificuldade de engolir tais medidas. O acordo de coalizão ainda precisa ser aprovado pelo principal organismo decisório do partido, o Conselho Federal, no sábado.

(Por François Murphy; reportagem adicional de Kirsti Knolle)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0110Y-BASEIMAGE

To Top