Economy

Dinamarca tem recorde de 47% da energia gerada por usinas eólicas em 2019

Por Jacob Gronholt-Pedersen

COPENHAGE (Reuters) – A Dinamarca obteve quase metade de seu consumo de eletricidade de usinas eólicas no ano passado, um novo recorde impulsionado por significativas reduções de custos da fonte e melhoras na tecnologia para parques offshore, instalados no mar.

As eólicas responderam por 47% do consumo de eletricidade da Dinamarca em 2019, disse a operadora da rede elétrica do país, Energinet, nesta quinta-feira, citando dados preliminares, uma alta frente aos 41% de 2018 e acima da maior marca anterior, de 43% em 2017.

Países europeus são os líderes globais no uso da energia gerada pelos ventos, mas a Dinamarca está bem à frente de sua rival mais próxima, a Irlanda, que teve 28% de sua energia proveniente de usinas eólicas em 2018, segundo dados do grupo do setor WindEurope.

Na União Europeia, as eólicas responderam por 14% da eletricidade consumida no ano passado, de acordo com o grupo.

O aumento na participação das eólicas na Dinamarca no ano passado deve-se em parte à entrada em operação do parque eólico offshore Horns Rev 3, da Vattenfall, no Mar do Norte, em agosto.

As turbinas eólicas no mar foram as responsáveis por 18% da energia no ano passado, ante 14% em 2018, afirmou a Energinet, enquanto as eólicas em terra somaram 29% em 2019.

A Dinamarca, que é a terra natal da gigante fornecedora de turbinas eólicas Vestas e da Orsted, líder global no desenvolvimento de projetos eólicos offshore, tem condições de vento favoráveis à tecnologia. O país começou a investir pesadamente na energia eólica nos anos 1970.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG010XW-BASEIMAGE

To Top