Benefícios

Direito ao abono salarial do PIS em 2020: Como adquirir?

Direito ao abono salarial do PIS em 2020: Como adquirir? O profissional que, em 2018, trabalhou por pelo menos um mês, recebendo em média até dois salários mínimos mensais, tem direito ao abono salarial pago pelo PIS/Pasep. E se fez aniversário entre julho e dezembro e ainda não sacou o valor, é possível receber de R$ 84 a R$ 998, dependendo da quantidade de dias trabalhados no ano-base.

Para retirar o benefício, é preciso estar inscrito em um dos programas (PIS, para trabalhadores da iniciativa privada, e Pasep, para os servidores públicos de qualquer esfera) há pelo menos cinco anos e ter trabalhado no mínimo 30 dias em 2018, com carteira assinada.

Os nascidos entre julho e dezembro já podem retirar o abono do PIS na Caixa Econômica Federal. Aniversariantes de janeiro ou fevereiro terão o dinheiro liberado em 16 de janeiro.

Já o Pasep é pago conforme o último dígito da inscrição dos servidores públicos. As inscrições que terminam entre zero e quatro estão liberadas no Banco do Brasil.

Independentemente do aniversário ou do dígito da inscrição, o prazo final para o saque do calendário 2019/2020 é o dia 30 de junho do ano que vem.

No caso do PIS, quem tem Cartão do Cidadão consegue sacar em qualquer lotérica ou caixa eletrônico da Caixa Econômica. Quem não tem o Cartão do Cidadão pode retirar o valor nas agências da Caixa, basta apresentar documento com foto. Os titulares de contas ativas na Caixa Econômica recebem o valor automaticamente.

Pasep
O Pasep é depositado diretamente para correntistas do Banco do Brasil. Quem não tem conta no banco pode fazer o saque na boca do caixa, mas é preciso levar documento com foto,.

O PIS e o Pasep são contribuições sociais que financiam benefícios como o seguro-desemprego e o próprio abono salarial.

To Top