Agência Brasil

Instituto fluminense abre inscrições para Férias Científicas

O Instituto Vital Brazil, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, abre inscrições para as Férias Científicas gratuitas na próxima quinta-feira. As turmas são voltadas para crianças de 8 a 10 anos

Serão duas turmas, com 20 crianças cada, que participarão da 19ª Temporada das Férias Científicas do Vital Brazil. A primeira turma terá atividades do dia 20 ao dia 24 de janeiro; e a segunda, entre os dias 27 e 31. As são de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, no instituto.

A administradora Rafaela Fegueredo, coordenadora do projeto Férias Científicas, destacou que as 40 vagas serão preenchidas por ordem de chegada. “A única regra que a gente coloca é que quem já participou não pode participar de novo. Como a demanda é muito grande, a gente abre para novas crianças”, explicou.

Segundo Rafaela, em cada dia com a gurizada é trabalhado um tema diferente. As crianças aprendem quem foi o cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950), o que é o instituto e o que ele faz, quais são os animais ali estudados, a produção de soros, plantas medicinais e fitoterápicas, e também sobre o bem-estar animal. ”A gente primeiro explica para eles o que é e como funciona o instituto, faz visitações nos setores com eles para verem e conhecerem os animais de perto e termina com uma atividade lúdica”.

As inscrições serão feitas a partir das 9h no dia 9 de janeiro, no Centro de Estudos do Instituto Vital Brazil, na Rua Maestro José Botelho, 64, no bairro Vital Brazil, zona sul de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Divulgação científica

As Férias Científicas objetivam promover a divulgação científica para o público infantil de forma descontraída e enriquecer as atividades educacionais das crianças, que têm a oportunidade de conhecer diversos espaços do instituto, como o serpentário (viveiro de cobras das quais se extrai o soro ofídico), o aracnário (local onde ficam as aranhas) e o biotério (viveiro em que se conservam animais em condições adequadas à utilização em experimentos científicos ou produção de vacinas e soros).

Nas 18 temporadas anteriores, foram atendidas 478 crianças. As temporadas ocorrem duas vezes por ano, coincidindo com as férias escolares, sendo uma em janeiro e outra em julho.

No ato da inscrição, devem ser apresentadas cópia da certidão de nascimento ou identificação da criança. Os pais ou responsáveis devem apresentar carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Rafaela Fegueredo informou que não há restrição para participação no projeto. “A gente não tem nenhuma restrição. Qualquer criança pode participar”, esclareceu, incluindo menores com autismo ou síndrome de ‘Down’, por exemplo. “Já recebemos em diversas temporadas”, mencionou.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail [email protected].

Instituto

O Instituto Vital Brazil completou 100 anos em junho do ano passado. Empresa de ciência e tecnologia do governo fluminense, o instituto é dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.

To Top