Asia

Uber fecha parceria com Hyundai para desenvolver carros elétricos voadores

Por Hyunjoo Jin e Joyce Lee

SEUL (Reuters) – A Uber e a montadora sul-coreana Hyundai Motor se uniram para desenvolver táxis aéreos elétricos, entrando na corrida global para fabricar pequenos carros voadores que aliviam o congestionamento urbano.

Players globais como a alemã Daimler, a chinesa Geely e a japonesa Toyota, divulgaram investimentos em startups que visam desenvolver carros voadores elétricos capazes de decolar e pousar na vertical. Mas existem grandes obstáculos tecnológicos e regulatórios no caminho.

A Uber e a Hyundai, por exemplo, deram prazos muito diferentes para a comercialização do veículo, evidenciando esses desafios.

“Temos feito progresso constante em direção à meta de lançar o Uber Air até 2023”, disse Eric Allison, diretor da Uber Elevate, no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas.

Euisun Chung, vice-presidente executivo da Hyundai, disse que espera a comercialização do serviço de mobilidade aérea urbana em 2028, acrescentando que leva tempo para que leis e sistemas sejam implementados.

A Hyundai é a primeira montadora a participar do projeto de táxi aéreo da Uber, que também conta com a Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, entre suas empresas parceiras.

A Hyundai produzirá e implantará os veículos, enquanto a Uber fornecerá serviços de corridas aéreas compartilhadas.

“Nossos planos para nossas operações comerciais limitadas em 2023 provavelmente envolverão outros parceiros”, disse Sarah Abboud, gerente de comunicações da Uber, à Reuters.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0615C-BASEIMAGE

To Top