Exterior

Petrobras e empresa saudita suspendem trânsito de navios pelo estreito de Hormuz, diz agência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Petrobras alterou ou suspendeu a rota de navios que passariam pelo estreito de Ormuz, no Oriente Médio, devido à crise no Irã. A alteração foi relatada por operadores marítimos ouvidos pela agência Dow Jones. Procurada pela reportagem, a estatal não se pronunciou.
A empresa saudita de transporte de petróleo Bahri também avisou a seus clientes de que seus navios deixarão de passar pelo estreito, ao menos até a tarde desta quarta-feira (8), na hora local, segundo o Wall Street Journal.
Cerca de 20% da produção mundial de petróleo passa pelo estreito de Hormuz, que fica entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos. A dificuldade na circulação marítima ali poderá elevar o preço do petróleo no mundo. A região viveu dias de tensão no ano passado, com uma onda de ataques a navios e instalações petrolíferas. 
Em julho, o Irã apreendeu um petroleiro sueco que passava pelo local, em represália à captura de um navio iraniano no estreito de Gibraltar.
Em setembro, houve um bombardeio em refinarias sauditas, que foi reivindicado por rebeldes houthis, aliados do Irã. O país negou ter relação com os atos. 
A tensão no Oriente Médio atingiu níveis elevados nos últimos dias. Um ataque feito pelos Estados Unidos matou, no Iraque, o general Qassim Suleimani, considerado a segunda maior autoridade do Irã, na sexta-feira (3).
Em represália, o Irã bombardeou duas bases militares dos Estados Unidos no Iraque na quarta (8). Não há informações confirmadas sobre mortos e feridos. 

To Top