Agência Brasil

Café Filosófico reúne 70 reeducandos de penitenciária de Guareí

Café Filosófico reúne 70 reeducandos de penitenciária de Guareí

A 10ª edição do Café Filosófico realizada na Penitenciária “Nelson Vieira”, de Guareí I, reuniu 70 reeducandos, em novembro. O projeto de filosofia, que começou em 2014 com a Escola Vinculadora da cidade, “E.E. Coronel Castanho de Almeida”, promove uma troca de ideias sobre um tema específico.

A cada seis meses os professores reúnem os alunos em uma das salas de aulas com o objetivo de despertar a reflexão dos reeducandos para a realidade social, promover a capacidade de criar debates e reaproximá-los da sociedade.

“É uma diferença expressiva”, afirmou o professor Vinícius Vargens Rodrigues da Silva, comparando o seu trabalho dentro e fora do ambiente prisional. “Há mais disciplina, sensibilidade e busca pelo conhecimento”, disse.

O clima, durante o encontro, era de comemoração, pois a educação, por meio dos esforços da Diretoria do Centro de Trabalho e Educação (DCTE) e da escola, se tornou uma prioridade na unidade prisional, que possui quatro salas de aulas com os ensinos fundamental e médio funcionando.

“Esse momento é de reconstrução pessoal e a gente aproveita para refletir nas escolhas que a gente fez”, disse um dos reeducandos.

Outro acrescentou: “Saber que há pessoas que acreditam que a gente pode mudar é muito bom, hoje eu penso nos meus filhos. Eu sei que vou ter problemas pois as pessoas lá fora têm uma visão negativa da gente, mas vamos conseguir”.

Para o diretor de Trabalho e Educação, Carlos Alberto de Almeida, os resultados obtidos após o programa são significativos, pois é possível notar que os alunos compreendem a proposta, sendo atuantes em todos os aspectos. “Os reeducandos participam efetivamente do Café, escolhendo até o tema que será discutido. Além disso, os resultados são satisfatórios, uma vez que muitos manifestam interesse em continuar os estudos e aprofundar os conhecimentos”, contou Almeida.

O post Café Filosófico reúne 70 reeducandos de penitenciária de Guareí apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top