Europe

Barcelona demite técnico Ernesto Valverde, nomeia Setién até junho de 2022

Por Rik Sharma

BARCELONA (Reuters) – O Barcelona demitiu o técnico Ernesto Valverde e nomeou o ex-técnico do Real Bétis Quique Setién como seu substituto, informou o clube em comunicado nesta segunda-feira.

“O FC Barcelona e Quique Setién chegaram a um acordo para que ele se torne técnico da equipe principal até junho de 2022”, disse o atual campeão espanhol em comunicado.

Valverde, de 55 anos, levou o Barcelona aos títulos do Campeonato Espanhol em 2018 e 2019, mas ficou sob críticas nesta temporada pela queda de desempenho da equipe, apesar de liderar a liga com a atual campanha na metade.

Valverde é o primeiro treinador que o Barça demite no meio de uma temporada desde que Louis van Gaal foi dispensado em janeiro de 2003, quando a equipe estava na 12ª colocação no campeonato.

Valverde também conquistou a Copa do Rei em 2018 depois de assumir a equipe em 2017.

O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com 40 pontos, mesmo número de pontos do Real Madrid, que fica atrás por causa do saldo de gols.

O Barça também está nas oitavas de final da Liga dos Campeões, quando enfrentará o Napoli.

Embora tenha um bom desempenho nos torneios domésticos, a posição de Valverde ficou enfraquecida pelo fracasso em conquistar um título da Liga dos Campeões, sofrendo eliminações surpreendentes diante da Roma e do Liverpool, depois de ter três gols de vantagem em ambos os duelos.

A onda pareceu virar contra o treinador depois de um empate em 2 x 2 com o Espanyol, que sofre no campeonato, e da derrota por 3 x 2 diante do Atlético de Madri na semifinal da Supercopa da Espanha.

Setién, de 61 anos, dirigiu o Bétis na temporada passada, mas deixou o clube em um acordo mútuo com a diretoria depois de levar a equipe à 10ª posição na liga.

O ex-jogador do Atlético de Madri e do Racing Santander é conhecido por um futebol ofensivo e de posse de bola, a mesma maneira pela qual o Barcelona ficou famoso na icônica época em que o time era dirigido por Pep Guardiola.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0C1TM-BASEIMAGE

To Top