Benefícios

Doméstica na tentativa de receber auxílio-doença há dois anos pelo INSS

Doméstica na tentativa de receber auxílio-doença há dois anos pelo INSS. A empregada doméstica Maria Aparecida dos Santos, 60 anos, diz que espera desde 2017 uma resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre seu pedido de auxílio-doença.

“Ao realizar os exames de perícia, indeferiram a solicitação. Entrei com recurso e, até hoje, não tive resposta.”

Maria Aparecida explica que tem insuficiência cardíaca congestiva, condição que a impede de exercer a profissão de doméstica.

“Meu último emprego com carteira assinada foi em 2017. Desde que rescindiram meu contrato, não tenho mais fonte de renda.”

Maria Aparecida dos Santos, 60 anos, diz que não consegue mais trabalhar como empregada doméstica por causa de sua condição de saúde: “Já se passaram dois anos, gostaria de uma resposta do INSS” – Rivaldo Gomes/Folhapress

A leitora afirma que entrou com o pedido de auxílio-doença para poder tentar, posteriormente, a aposentadoria por invalidez.

Como a primeira solicitação foi negada, ela se diz desesperançosa de que vá conseguir o benefício por incapacidade.

“Tenho todos os laudos que comprovam a minha condição. Já se passaram mais de dois anos, gostaria de uma resposta do INSS.”

A aposentadoria por incapacidade é um benefício do INSS devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com avaliação da perícia médica do INSS.

Recurso está parado, diz INSS

Em nota, o INSS diz que o processo de recurso da leitora Maria Aparecida está na 20ª Junta de Recursos da Previdência Social (JRPS).

“A segurada pode acompanhar as fases do processo através da central de serviços Meu INSS (gov.br/meu.inss). Em caso de dúvidas, a senhora Maria Aparecida pode ligar para o telefone 135. Quando o processo for julgado pela JRPS, a segurada receberá comunicado informando sobre a decisão.”

To Top