TopNews

Em corrida apertada, novas pesquisas mostram Biden na frente em Iowa e New Hampshire

Por James Oliphant

WASHINGTON (Reuters) – Duas pesquisas de opinião dos Estados que realizarão as primeiras votações primárias trouxeram boas notícias nesta segunda-feira para o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden em sua campanha para se tornar o candidato democrata nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos. 

Pesquisas de eleitores em Iowa e New Hampshire mostram Biden no topo de um disputado e lotado campo democrata. 

Uma pesquisa da Universidade Monmouth entre prováveis eleitores no caucus de Iowa mostrou Biden com 24% dos votos, 6 pontos à frente do senador Bernie Sanders. 

As primárias de Iowa acontecem no dia 3 de fevereiro. Na próxima terça-feira, seis dos 12 pré-candidatos remanescentes na disputa democrata irão debater em Des Moines, Iowa.

Uma pesquisa entre eleitores de New Hampshire conduzida pela Universidade Franklin Pierce mostra Biden com 26% no Estado – 4 pontos a mais que Sanders. New Hampshire realiza sua primária no dia 11 de fevereiro. 

A pesquisa da Monmouth consultou 405 prováveis eleitores na primária por telefone, entre quinta-feira e domingo e tem uma margem de erro de mais ou menos 4,9 pontos percentuais. A pesquisa telefônica da Universidade Franklin Pierce contou com 434 eleitores prováveis entre a última terça-feira e domingo, com margem de erro de 4,7 pontos. 

Até recentemente, pesquisas mostravam que Biden tinha dificuldades nos dois Estados, levando a especulações de que ele passaria por algumas perdas no início da disputa, antes das eleições em Estados como a Carolina do Sul, onde ele tem mais chances de vencer. 

Mas as novas pesquisas aumentam as perspectivas de que Biden poderia assegurar a indicação mais rapidamente do que era esperada. Ele continua liderando o campo democrata na maioria das pesquisas nacionais.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0C1UN-BASEIMAGE

To Top