Africa

Açúcar bruto renova máxima de 2 anos na ICE; café arábica tem leve queda

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta quarta-feira e renovaram máxima de dois anos tocada na véspera, apoiados por um aperto na oferta, enquanto os preços do café arábica tiveram leve queda.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 0,20 centavo de dólar, a 14,52 centavos de dólar por libra-peso, após avançar para nova máxima de dois anos de 14,57 centavos.

* O mercado tem sido puxado pelo aperto das ofertas, enquanto fundos de investimentos também constroem posições compradas.

* “Analistas ao redor do mundo continuam revisando para cima as perspectivas de déficit no balanço global”, disse a consultoria Agritel em nota, acrescentando que os atrasos de colheita na Índia e na Tailândia são motivos para preocupação.

* No entanto, os avanços continuam limitados pela perspectiva de que preços mais altos podem encorajar usinas do Brasil a elevar a produção de açúcar, consequentemente reduzindo a de etanol.

* O açúcar branco para março avançou 3,60 dólares, para 393,40 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou em queda de 0,6 centavo de dólar, a 1,1430 dólar por libra-peso, afastando-se da máxima de 1,1635 dólar registrada na sessão.

* Operadores disseram que o recente aumento dos estoques certificados pela ICE e o amplo volume de café à espera de avaliação da bolsa ajudaram a colocar o mercado na defensiva.

* A crescente produção na Colômbia também ajudou a reduzir preocupações relacionadas à oferta.

* As exportações de café verde do Brasil atingiram um recorde histórico de 36,6 milhões de sacas de 60 kg em 2019, alta de 14,8% na comparação anual, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

* Exportadores brasileiros estão confiantes em aumentar sua participação no comércio global de café em 2020, possivelmente superando o volume de 2019, em meio a uma esperada queda na produção de outros importantes países.

* O café robusta para março avançou 7 dólares, para 1.327 dólares por tonelada.

(Por Nigel Hunt)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0E1TJ-BASEIMAGE

To Top