Asia

China compra soja dos EUA horas antes de assinatura de acordo comercial

(Reuters) – Compradores chineses fecharam negócios para comprar 126 mil toneladas de soja dos Estados Unidos, informou o Departamento de Agricultura dos EUA nesta quarta-feira.

O anúncio da transação veio apenas horas antes de uma cerimônia em que os dois países devem assinar um acordo comercial de Fase 1 em Washington que visa acabar com a guerra comercial entre as duas maiores economias globais.

O acordo inclui exigências de um aumento nas compras de produtos agrícolas norte-americanos pelos Chineses em 32 bilhões de dólares em dois anos, ou cerca de 16 bilhões de dólares anuais, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.

Especialistas em comércio dos EUA avaliaram as metas para as compras como irreais.

As últimas vendas dos EUA para a China, envolvendo duas cargas, leva as compras de soja do país no ano comercial iniciado em setembro para 11,298 milhões de toneladas, segundo dados do USDA.

Há um ano atrás, compradores chineses haviam comprado apenas 3,48 milhões de toneladas de soja dos EUA para o ano comercial.

Mas antes do início da guerra comercial, há dois anos, as compras haviam somado 25,6 milhões de toneladas até meados de janeiro.

(Por Mark Weinraub em Chicago e K. Sathya Narayanan em Bangalore)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0E1H9-BASEIMAGE

To Top